História Jogos

Todos os GreNais: no GreNal 001 tivemos Grêmio 10 x 0 Internacional

À partir deste artigo, vamos começar uma grande série contemplando todos os GreNais, pois todos eles fazem da História do Sport Club Internacional. Porém, o GreNal 001 não traz boas lembranças aos Colorados, pois sofremos uma goleada de 10 x 0 do nosso adversário Grêmio, mesmo assim precisamos elencar todas as possíveis informações. Independente disso, o Internacional é maior que o Grêmio, em termos de titulos, GreNais, estaduais e a sua torcida. Sabemos disso!

Leia também:

GreNal do Século, o jogo mais emocionante da história do Internacional

GreNal 001 – História do confronto

Em 21 de junho de 1909, representantes dos clubes reuniram-se na sede da Sociedade Leopoldina Porto Alegrense, para definirem o que seria o primeiro confronto entre ambos. O Internacional havia sido fundado há apenas 2 meses antes, e convidou o Grêmio para ser o seu primeiro adversário.

A princípio, a partida seria realizada no dia 27 de junho de 1909, mas como havia a proximidade de um jogo com o Fuss-Ball que já estava marcado, o presidente do Grêmio – Major Augusto Koch, declarou que o seu time enfrentaria o Internacional com o time reserva (segundo quadro, na época). Os dirigentes do Sport Club Internacional não aceitaram e exigiram que o seu adversário jogasse com o time principal.

A diretoria gremista concordou, mas marcou a partida somente para o mês seguinte. Então, o GreNal 001 foi realizado no dia 18 de julho de 1909 (domingo) às 15 horas e 10 minutos, no Estádio da Baixada. Para quem não sabe, O Estádio da Baixada, conhecido como Fortim da Baixada foi o primeiro do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense. Era localizado no Bairro Moinhos de Vento, e de propridade de Laura Mostardeiro. O estádio foi utilizado pelo nosso rival até o ano de 1954, ano em que foi inaugurado o Estádio Olímpico.

O público estimado foi de 2 mil pessoas, e os jogadores do Internacional vestiam camisa listrada verticalmente em vermelho e branco, com calções brancos, enquanto que os do Grêmio usavam camisas divididas verticalmente em metade azul e metade branca, com calções pretos.

O jogo

O GreNal foi apitado por Waldemar Bromberg, e foi um amistoso Municipal ou Metropolitano.

Auxiliares: João de Castro e Silva e H. Sommer (juízes de linha), Theobaldo Foernges e Theodoro Bugs (juízes de gol)

Gols

Booth, Booth, Booth, Booth, Booth, Grünewald, Grünewald, Grünewald, Grünewald, Moreira

Escalação do GreNal 001:

Internacional

Poppe II, Portella, Simoni, Vinholes, Pires, Wetternich, Poppe I, Horácio, Cezar, Mendonça, Carvalho

Grêmio

Kallfelz, Deppermann, Becker, Carls, Black, Mostardeiro, Brochado, Grünewald, Moreira, Booth, Schröeder

Confira também logo abaixo, um documentário sobre o primeiro GreNal:

E então, gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Leave a Reply

1 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *