História Noticias Polêmicas

Sport Club Internacional – O Primeiro Campeão do Rio Grande do Sul

Você sabia que, em 1916, o Spot Club Internacional foi proclamado “Primeiro Campeão do Rio Grande do Sul” pela extinta Federação Sportiva Rio Grandense, tornando-se assim o primeiro campeão Gaúcho da história?

Internacional – O Primeiro Campeão do Rio Grande do Sul

Este fato acabou sendo ignorado pela maioria do público, mas não foi apagado da história! Tudo começou com as brigas intermináveis entre as duas principais ligas de futebol do estado: a Associação de Foot-Ball Porto Alegrense (AFPA) e a Liga Portoalegrense de Foot-Ball (LPAF). Grêmio e Internacional viviam divergindo sobre quem era o campeão da cidade e com isso tornavam inviável qualquer campeonato regional. A solução arranjada foi criar uma liga que não fosse apenas da cidade de Porto Alegre e sim do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1915, com o apoio de outras agremiações porto alegrenses, eles criaram a Federação Sportiva Rio Grandense.

Leia também:

Confira a evolução do distintivo do Sport Club Internacional

Os Campeões de 1916 – Em pé: Bitú, Mário, Bendionda, Raul, Oswaldo, Túllio. Sentados: Lucídio, Silva, Simão, Vares, Müller.

 

Desde a sua fundação a F. S. R. G. procurou atuar em prol não só do futebol, mas do esporte em geral no RS. Seus primeiros diretores eram integrantes dos clubes de Porto Alegre, inclusive do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Em 1916, com um estatuto aprovado por todos, criaram o primeiro campeonato estadual do Rio Grande Do Sul que, apesar de contar apenas com equipes da capital, era reconhecido pela maioria dos outros municípios como legítimo.

 

“Sport Club Internacional, campeão de foot-ball do Rio Grande do Sul.” – Jornal “A Federação” – 01/01/1917 , pág. 25.

Campanha do Internacional no Campeonato Estadual de 1916:

30/04   Internacional 8 x 0 Fussball
28/05   Internacional 6 x 2 Cruzeiro
25/06   Internacional 14 x 0 Colombo
30/07   Internacional 6 x 1 Grêmio 
10/09   Internacional 13 x 1 Fussball
08/10   Internacional 4 x 1 Cruzeiro
18/10    Internacional W x O Colombo 
29/10    Internacional 3 x 2 Grêmio

Foto raríssima da Seleção Gaúcha de 1916 com o escudo da Federação Sportiva Rio Grandense. Estão nela alguns jogadores colorados: Sisson, Ribas, Bendionda, Vares e Lucio Assumção.

 

Convite feito à Federação Sportiva Rio Grandense para que fizesse parte da Federação Brasileira de Sports representando o RS. Foi publicado no Jornal “A Federação”

 

“Internacional, ex-campeão do estado” – destacado do jornal “Città di Caxias” – 08/09/1918

 

Página completa do jornal “Città di Caxias” com a referência ao Internacional campeão estadual.

Enfim, a prova está aí, mas duvidamos que a Federação Gaúcha de Futebol, equivalente hoje à antiga F.S.R.G, vá reconhecer esse título do Internacional, até porque teríamos que contar com o reconhecimento do Grêmio, que como participante do certame em 1916, validaria a nossa conquista. Só que isso é impossível, pois em 1917 o Tricolor abandonou a F.S.R.G. insatisfeito com a perda do campeonato gaúcho. Não vão aceitar nunca o fato de que fomos o PRIMEIRO CAMPEÃO DO RIO GRANDE DO SUL!

E então, gostou da notícia? Siga a nossa página Oficial da História do Sport Club Internacional, para receber notícias e artigos com Fatos Relevantes do Internacional nas suas redes sociais!

Via Biblioteca Nacional Digital Brasil

Leave a Reply

21 COMMENTS

  1. Sinceramente, sou colorado e pesquisador da história do Internacional, e não concordo com isso. Assim como não concordo com os torcedores do Pelotas dizendo que eles foram “campeões gaúchos de 1911”. A imprensa pode aclamar qualquer coisa que não vai valer como oficial. Assim como pra imprensa daqui, o Palmeiras foi campeão mundial de 1951 e a FIFA não dá a mínima (seria mesmo estranho mesmo um time ganhar vaga no Mundial via campeonato paulista). O Inter não necessita disso para ser grande.

    • Sinceramente também somos colorados e pesquisadores! Respeitamos e apreciamos a sua opinião, mas não concordamos com ela. Nossa pesquisa está publicada no blog. Se quiser publicar a sua, com os seus fatos e documentos referentes a essa conquista (ou não), estamos ao seu dispor! Quanto ao Inter, nós achamos que ele precisa sim conhecer e honrar a sua história, para ser grande! Saudações Coloradas!

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *