Noticias Polêmicas

GreNal ou Grenal? Qual a grafia correta do maior clássico gaúcho?

GreNal ou Grenal: Essa controvérsia vai longe. A maioria dos torcedores Colorados utiliza as grafias GreNal ou Gre-Nal para destacar o nome do Sport Club Internacional no maior clássico Gaúcho. Aliás, o maior clássico do Brasil. De acordo com a revista inglesa “FourFourTwo”, que elegeu em seu site oficial os 50 maiores clássicos entre clubes do mundo, sendo que quatro confrontos foram citados na publicação, com destaque para o Gre-Nal, na oitava colocação, e 1º do Brasil! No entanto, regras ortográficas indicam o contrário. Qual a grafia correta do maior clássico gaúcho? Para um bom colorado, qual a forma correta, e qual delas devemos utilizar? Bem, vamos explicar para você, e ao mesmo tempo justificar porque mantemos GreNal como padrão aqui no blog da História do Sport Club Internacional. Vamos lá.

Leia também:

Figueroa – o adeus de um gênio na história do Internacional

Virada com um gol antológico de Renteria contra o Nacional do Uruguai

Regras Ortográficas – GreNal ou Grenal

Seguindo as regras ortográficas, o mais correto seria aglutinarmos as sílabas Gre e Nal, formando a palavra Grenal. Como nenhuma palavra na língua portuguesa utiliza maiúscula no meio da palavra, é incorreto o termo GreNal.

Utilizar hífen

O termo na forma ”’Gre-Nal”’ reproduz o modelo adotado por outros clássicos do futebol brasileiro, como Fla-Flu, San-São, etc. Entretanto, a maiúscula na partícula “nal” não se justifica por não se tratar da sílaba inicial do nome do clube (”InternacioNAL”), ao contrário de ”FLUminense” e ”SÃO Paulo”. Quanto ao uso do hífen, se “nal” é uma terminação, é mais lógico que ela seja aglutinada à partícula inicial, sem hífen, como no caso de outros clássicos brasileiros: Brapel, Atletiba, Paratiba, entre outros.

Qual forma devemos utilizar

Seguindo este raciocínio, a grafia mais recomendada é ”’Grenal”’, mesmo que grande parte da imprensa utilize o termo ”’Gre-nal”’.

No entanto, vamos fugir das regras ortográficas. Como somos Colorados de coração, não podemos aceitar, e tanto aqui no blog História do Sport Club Internacional quanto nas nossas redes sociais vamos continuar utilizando o termo GreNal, para deixarmos em evidência o nosso time. Assim ficamos de igual para igual com o Grêmio.

Lembrando ainda que as páginas gremistas são as que mais usam somente o G maiúsculo. No mínimo devemos aceitar GRENAL ou GreNal, mas nunca simplesmente Grenal.

E você, qual a sua opinião? Deixe seu comentário logo abaixo. Não esqueça de curtir a nossa fanpage!

Leave a Reply

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *