História

Futebol e Carnaval: a cor vermelha na camisa e bandeira do Internacional

O Carnaval é uma festa popular, em que os brasileiros caem na folia nos blocos, escolas de samba e nos clubes espalhados por todos os cantos do país. Em Porto Alegre temos registros de movimentos a mais de um século, sendo que o nosso querido Sport Club Internacional tem como origem a cor vermelha da sua camisa e bandeira. Desde 1909 o futebol faz parte do Carnaval, e o Carnaval faz parte do nosso clube, que faz 109 anos de idade no dia 04 de abril de 2018.

Leia também:

12 de fevereiro de 1989 – comemoramos 29 anos do GreNal do Século

Futebol e Carnaval

O Sport Club Internacional desde a sua fundação em 1909 consegue unir a cultura popular com a prática desportista. Quando aquele grupo de jovens bastante entusiasmados, sob o comando dos irmãos Poppe, se reuniu para fundar o Sport Club Internacional, um grande número de pessoas interessadas compareceu. Era tanta gente que foi necessária uma nova convocação de assembléia para o dia 11/04/1909, quando finalmente se escolheu o nome da nova instituição.

A fundação do Sport Club Internacional

De acordo com uma pesquisa realizada por Carlos Lopes dos Santos, no mês de março de 1909 tivemos o carnaval em Porto Alegre, e foi um mês bastante tumultuado. Os desfiles dos carros alegóricos aconteciam na Rua dos Andradas, e uma grande multidão se aglomerava para assistir e torcer. Naquela época havia uma disputa entre os adeptos da Sociedade Esmeralda e os Venezianos. A competição carnavalesca era oficial, e os jovens torcedores daquela época provocavam tumultos e conflitos que consequentemente trouxeram prejuízos para comunidade em geral. Os membros das sociedades carnavalescas não aceitavam o resultado do concurso que havia ocorrido, e havia a necessidade de se buscar uma solução que apaziguasse os ânimos, eis que surgia a fundação de uma nova sociedade esportiva junto a comunidade: o Sport Club Internacional. Esta poderia ser uma solução que resolveria os ânimos das pessoas.

 

A escolha das cores da camisa e bandeira

Assim, os carnavalescos das duas sociedades envolvidas naquela grande discórdia compareceram em peso na Assembléia do dia 04/04/1909. Muito provavelmente pretendiam que a nova sociedade surgisse identificada com alguma das sociedades burlescas de Porto Alegre, e isso foi o que aconteceu.

No dia 11/04/1909 nasceu o Sport Club Internacional, que foi o nome sugerido por Henrique Poppe em alusão ao clube pelo qual torcia em São Paulo. As cores vermelho e branco foram escolhidas pela maioria dos votos dos presentes, e eram as cores da Sociedade Carnavalesca Venezianos.

Homenagem ao clube

O futebol sempre esteve ligado ao carnaval. Em 2009, a escola Imperadores do Samba foi campeã na avenida com o enredo homenageando o centenário do clube e foi eleita a campeã de Porto Alegre. Confira o vídeo logo abaixo.

Fonte: Memória do Inter

Leave a Reply

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *